Notícias da Roda de Conversa junho de 2025

Parentalidade | 25/07/2025

Temas diversos

Os temas aqui considerados são frequentemente abordados na Roda de Conversa 0-3 meses

Amamentação materna e mamadeira

Conto para vocês uma conversa entre a nossa enfermeira, Dóris, e uma participante da Roda. A participante oferece apenas uma mama para o bebê e complementa com a mamadeira, com medo de esvaziar também a segunda mama e não ter mais leite para o bebê. Ela imagina que tem pouco leite. Doris explica inicialmente de que o peito não é um depósito de leite, mas uma fábrica de leite. Isto é, para que o peito fabrique leite é necessário que o bebê sugue e esvazie a mama, porque esse é o aviso necessário para que a produção do leite seja estimulada. A enfermeira sugere que a mãe  dê o segundo peito a cada mamada para ver como seu bebê ficará satisfeito.

Outra mãe, que oferece apenas uma mama a cada mamada se queixa de que o bebê só dorme no colo. Basta colocar no berço e ele acorda logo em seguida. O raciocínio da Doris é de que o bebê só fica no colo na esperança de receber mais leite; ela supõe que o bebê ainda tenha fome, não está completamente satisfeito.

Não esqueça de massagear a mama antes de oferecê-la ao bebê. O peito fica mais macio e facilita em muito a pega, e ajuda o leite a descer. Enquanto você amamenta também massageie a mama, para aumentar o fluxo. O leite desce mais facilmente e ajuda o bebê a se satisfazer com menos esforço.

Há de 2 a 3 ejeções de leite a cada mamada. O bebê vai sugando e é presenteado com um fluxo grande. Você pode não acreditar, mas quando o fluxo cresce o bebê precisa realizar outros movimentos de modo a controlar o leite.  Aqui ele já ganha experiencia e habilidade para lidar com o tempo, os intervalos, a velocidade, além de estar perto da mãe, tendo sua atenção e se alimentando. Ele brinca mamando. Tudo junto.

Nos primeiros dias, em geral, o corpo da mulher produz mais leite do que o bebê precisa; daí ser importante ordenhar, tirando o excesso e evitando que o bebê se engasgue. Ele ainda não sabe controlar o fluxo.

Quando terminar de amamentar e ainda tiver muito leite no peito, faça uma massagem e tire o excesso. Essa ação ajuda equilibrar a produção de leite.

Se você não usa a mamadeira todos os dias (só para substituir uma ou outra mamada, ou às vezes à noite para descansar) guarde-a num recipiente fechado, protegido da poeira.

Colher dosadora

Se você fizer uso da colher dosadora, antes de oferecê-la ao bebê treine primeiro com água da torneira (não dê para o bebê). Você vai aprender qual é a melhor inclinação da colher (para não dar a mais nem a menos).

Milagres do leite materno

Imagine você, o leite materno fagocita, come as bactérias que estão no corpo do bebê. Quando o bebê adoece as características do leite mudam para ajudá-lo a se recuperar.

Aquecimento do leite materno ordenhado

Cozinhar e aquecer em banho maria são coisas diferentes. Quando você cozinha, o fogo fica aceso e a água vai fervendo. E quando você aquece, você coloca o leite no banho maria com o fogo desligado, depois que a água ferveu.

Acondicionamento do leite materno

Só um lembrete: deixe o leite ordenhado esfriar antes de colocá-lo na geladeira (ele sai do corpo da mãe quentinho). O leite materno que ficou no congelador pode ter seu gosto modificado devido a ação das enzimas.

Meninos e meninas mamam igual?

Definitivamente não. Meninas são mais calmas, mamam de modo comedido. Meninos mamam muito forte, são mais vorazes. As mães se surpreendem com a diferença.

Confusão de bico

É mais provável que aconteça nos primeiros três meses. Daí a importância de evitar o uso da chupeta e outros bicos. Mas isso não é matemático. As vezes os bebês são alimentados tanto no peito como na mamadeira e se saem muito bem. Mas pode também haver confusão pelo simples fato de que mamar no peito exige movimentos diferentes que mamar na mamadeira, ou mesmo na chupeta. Pode acontecer de o bebê não conseguir fazer a passagem de um para outro.

Sono

Este é um tema frequente na Roda. Quando o bebê é excessivamente estimulado ele tem dificuldade em conciliar o sono. Muitas pessoas falando, falando alto e muito, luz excessiva (preste atenção nas luzes do teto, o bebê fica deitado e a luz bate diretamente no seu rosto), T.V. ligada, qualquer contato com telas, som alto de rádio, ir de colo em colo, fome por não ter mamado o suficiente.  Os bebês preferem dormir de lado a dormir de costas. Faça um bom encosto para suas costas e cuidado para que ele não caia para frente. Sentir frio ou calor também dificulta o sono.

A falta de rotina, da previsibilidade, afeta em muito o sono do bebê. Veja se não é isto que está dificultando o repouso do seu bebê.

Gases

Uma das formas de ajudar o bebê a se livrar dos gases é colocá-lo de bruços sobre o seu braço. Ajuda muito e ele adora. Fazer o movimento de pedalar com suas pernas, massagem circular no abdômen e aquecê-lo levemente, posição de higiene natural. Tudo isso ajuda.

Evacuação

É comum o bebê evacuar enquanto mama pois ativa o reflexo gastrocólico. Quando o bebê fica saciado ele relaxa e consegue distender a musculatura das nádegas e dos esfíncteres.

Aviso ao bebê

Não esqueça de avisar o bebê – desde o primeiro dia de vida – dos próximos acontecimentos. Temos falado sobre isso nas Rodas. Vamos supor que você vá sair e não vai amamentar o bebê. Avise-o de que outra pessoa – pai, avô, amiga – vai alimentá-lo com a mamadeira (talvez você tenha guardado seu leite). Antes de dar o banho, trocar fralda…. vá avisando.  Não se preocupe, ele entende.

Perigo: desmame aos dois meses de idade

Nesta época o bebê precisa de mais leite, pois está em pleno crescimento. É comum as mães suporem que seu leite acabou ou diminuiu muito. Tome cuidado, é apenas um momento de transição. O corpo da mulher vai gradativamente produzindo mais leite. É dar tempo ao tempo. Apenas isso.

Final de tarde, situações de estresse

A produção de leite diminui no final do dia pois a mãe já está cansada e o bebê também. Durante a madrugada e pela manhã a quantidade de leite aumenta substancialmente.

 

Coordenadoras da Rodas de Conversa

Psicanalista: Eva Wongtschowski

Enfermeiras: Clea Machado de Carvalho (Roda 4 a 6) e Doris E. Ammann (Roda 0 a 3)

Eva Wongtschowski é psicanalista, participa das Rodas de Conversa do Gamp21 e realiza atendimento clínico.